segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

www.pibpavuna.com.br

Pastoral dia 28/01/2007

"Penso também que fica suave saber que os grupos mais conhecidos no Brasil e no mundo pela tradição, oriundos que foram da Reforma Protestante, são: Os metodistas, surgiram de João Wesley, filho de um missionário anglicano. Os congregacionais ou independentes, surgiram por volta de 1580, dissidentes que foram da Igreja anglicana. Os luteranos, como o próprio nome diz, como suas práticas até hoje.

Infelizmente os ventos de 1800 não foram só de avivamento e restauração. Surgiram o racionalismo e modernismo. Karl Marx (1818) apareceu como o maior agnóstico, materialista, socialista e ateísta, dizimando milhões de cristãos. Sua máxima era “A religião é ópio do povo”. Em 1859 Charles Darwin publicou a sua obra “Origem das Espécies”, em seguida “A descendência do Homem”. Desta forma, estava criada a “Teoria da Evolução”, tentando minar os fundamentos sagrados. O que diríamos de Voltaire (1694-1778), a era da razão? O que dizer de Nietzsche (1844-1900), dizendo que Deus estava morto? Em seguida veio Sigmund Freud (1856-1939), com a teoria “Homem Animal”. Pior, um certo Russel, criou o russelismo (1916), conhecidos “Testemunhas de Jeová” ou “Sociedade Torre de Vigia”, negando a ressurreição de Jesus Cristo. Em Boston (1879) surge “Cientistas Cristãos”, um gnóstico clássico, negando Jesus em carne.

Mas para glória de Deus e alegria nossa, em uma gloriosa tarde de outono, Charles Darwin estava confinado à cama por alguns meses antes da sua morte, agarrado a uma Bíblia, lia hebreus. Depois apontou para gênesis dizendo: “Eu não deveria ter escrito nada sobre a evolução”.

Em 1900 surgiu o pentecostalismo, movimento que buscava a herança dos avivalistas, heróis da fé, usando como bandeira “o batismo no Espírito Santo” e tendo o falar em línguas, para muitos, a evidência deste batismo. O Evangelho Quadrangular surgiu em 1923, pela dinâmica e controvertida ministra das Assembléias de Deus, Aimee Semple McPherson. Em 1948 surgiu em Amsterdã, na Holanda o “Conselho Mundial de Igrejas”, cuja finalidade era dizer quem é quem, o que é Igreja e o que não é Igreja. O que mais tarde tornou-se quase impossível, devido a um sem número de igrejas e denominações que surgem da noite para o dia. Você conhece bem isto hoje. Em 1951, sob a inspiração e um próspero produtor de leite da Califórnia, Demos Shakarian, fundou-se a ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno). Como se o Evangelho de Cristo não fosse pleno. Mas valeu o esforço, só que coisas e coisas surgiram no meio e hoje, já quase não se fala nisto. Por volta de 1970 surgiu o movimento católico carismático, oriundo de uma “bênção especial” de Notre Dame em South Bend, Indiana. Entre os primeiros a receber a bênção estava Kevin (da faculdade Sta. Mary em Notre Dame), no Michigan State.

Os BATISTAS que se espalharam pela Europa e Estados Unidos, chegaram também ao Brasil. Em 10 de setembro de 1871, foi fundada a Igreja Batista em Santa Bárbara do Oeste, S.P. Em 1882, organizava-se a primeira Igreja Batista em Salvador, BA, por William e Ann Bagby, Zachary, Kate e ex. padre, Antonio Teixeira de Albuquerque. Em 1884, foi fundada a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, RJ. Em 1907, foi organizada a Convenção Batista Brasileira em Salvador, BA. Daí por diante, criou-se juntas missionárias, seminários teológicos e colégios Batistas. Em 1960, realizou-se no Maracanã, a décima Aliança Batista Mundial, tendo como pregador, o internacionalmente conhecido “Billy Graham”. Em 1963, foi constituída a Comissão dos 13, compostas de renomados e exponenciais líderes batistas, para dirimir dúvidas doutrinárias, respeitantes a doutrina do Espírito Santo. Em 1965, realizava-se a Grande Campanha Nacional de Evangelização, tendo como Slogam “Cristo, a Única Esperança”, sob a batuta do pastor Dr. Rubens Lopes, saudosa memória. Isto deixou marcas indeléveis no Brasil cristão. Foi o maior feito dos batistas brasileiros até então. Eu, que era noviço e verdulento, apaixonei-me pela obra de Deus e evangelização de massa. Hoje, quem somos? Como estamos no ranking das denominações?

Evidentemente, já não somos tão missionários e evangelistas como nos primeiros cem anos. Por outro lado, os movimentos neopentecostais vem se espraiando com tanto ímpeto e policronia, que ocupam na mídia televisiva espaços & espaços com propostas de crescimento, a base de competições, asfixiando qualquer princípio moderado. Destarte, apresentamos uma sinopse antitética do que sem lupa se pode constatar destes movimentos supraditos, com raras e honrosas exceções.

O EVANGELHO DE CRISTO e os evangelhos dos homens;É verdade que só há um evangelho. (Gl. 1:6-10). Entretanto, vejo na mídia televisa e escrita coisas & coisas. Daí se dizer:

1. No Evangelho de Cristo se lê: “De graça recebestes, de graça daí...
No comportamento de muitos se vê: Só prego por 15 mil dólares...”

2. No Evangelho de Cristo se lê: “Não temos prata nem ouro”...
No comportamento de muitos se vê muito ouro, prata, milhões de dólares.

3. No Evangelho de Cristo se lê: “Quando fordes não leveis ouro, nem prata”...
No comportamento de muitos se vê; dólares na cueca e até na Bíblia.

4. No Evangelho de Cristo se lê: “Ai de mim se não pregar o Evangelho”...
No comportamento de muitos se vê: Cantar ou pregar só por muito dinheiro;

5. No Evangelho de Cristo se lê: “Senhor, perdoa-nos os pecados”...
No comportamento de muitos se vê: Nós exigimos o que é nosso e até perdoamos ao Senhor Deus;

6. No Evangelho de Cristo se lê: “Jesus veio para publicanos e pecadores”...
No comportamento de muitos se vê: Congresso somente para ricos em hotéis cinco estrelas;

7. No Evangelho de Cristo se lê: “Não por força nem violência... mas pelo Espírito do Senhor”...
No comportamento de muitos se vê: Tire das igrejas sérias, pessoas, custe o que custar, exigimos para você chegar a ser apóstolo;

8. No Evangelho de Cristo se lê: “Deus não faz acepção de pessoas”...
No comportamento de muitos se vê: Os nossos negócios são para homens de negócios ou empresários.

9. No Evangelho de Cristo se lê: “Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”...
No comportamento de muitos se vê: Debaixo da mentira nos escondemos...

10. No Evangelho de Cristo se lê: “Jesus Cristo é o Senhor”.
No comportamento de muitos se vê: artistas, estrelas e verdadeiros senhores.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS(Mt. 10:8), (At. 3:6), (Mt.10:9), (I Co. 9:16), (Mt. 6:12), (Lc. 5:32), (Zc.4:6), (At.10:34),(II Co. 13:8),(Is. 28:15), (Fl. 2:11).

Nenhum comentário: